terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Origem da Festa do Milho

Célia Santos Lima
A primeira festa realizada em Patos de Minas e que destacou o milho como produto principal da atividade no campo, foi em 1956, no distrito de Bom Sucesso, organizada pela professora Célia Santos de Lima. Ela contou, na época, com a colaboração das colegas Odília Assunção Pedra, Jesuína Porto e os alunos das Escolas Combinadas Monte Castelo, hoje Escola Estadual João Barbosa Porto.Toda a comunidade participou. As crianças teceram artigos de artesanato como flores de palha, balaios e carrinhos de boi, usando a palha de milho. As mães dos alunos e outras professoras ajudaram na culinária, preparando bolos e broas de fubá, canjica e pipoca. A programação foi a seguinte: missa; apresentações de alunos e convidados da Escola, ao ar livre; palestra de conscientização do produtor para o valor do cultivo da terra e a importância do milho; apresentação artística da dupla José Joviano e Joviano José; mutirão de fiação e de capina e, ainda; mostra dos pratos feitos à base de milho. A renda da festa foi destinada à manutenção da Vila dos Meninos.


Ordalina Vieira
Padre Almir
Lia Brochado

Já a primeira Festa do Milho, realizada na sede de Patos de Minas foi em 1959. Surgiu da necessidade de se criar um evento que movimentasse a cidade, seja com desfile de modas, bailes, festa da colheita ou para arrecadar recursos para obras na cidade. Nas pesquisas feitas, Padre Almir Neves de Medeiros apresentou à professora Ordalina Vieira a ideia de fazer uma festa para a Construção do Colégio Municipal. A conversa entre eles aconteceu na calçada do antigo Hotel da Luz. Lia Brochado, que era proprietária da Loja Rio Modas, também, juntou-se aos dois, porque tinha o interesse em realizar um desfile de modas na cidade.

Paulo Portilho
As amigas Lia Brochado e Ordalina Vieira seguiram para a Churrascaria Brasileira - que ficava no andar superior da Estação Rodoviária (já demolida, na praça Desembargador Frederico) - e se encontraram com Paulo Portilho. Ele sugeriu fazer a Festa da Colheita, nos moldes da Festa da Uva, no Rio Grande do Sul. Como Patos era um grande produtor de grãos, muitas ideias surgiram. Optaram então, pela Festa do Milho por proporcionar melhores condições de ser aproveitado na decoração e por valorizar a cultura do município.

Consultaram empresários e lideranças e ficou definido que, ao realizar a festa, a renda seria revertida para a construção do Seminário Pio XII. Com o apoio do Biospo Diocesano, Dom José André Coimbra, foi constituída uma comissão de senhoras, para a organização do evento. Esta comissão visitou a Associação Rural e o presidente Pedro Pereira dos Santos lançou a ideia de realizar a 1ª Semana Ruralista. O prefeito Sebastião Alves do Nascimento - Binga, apoiou a iniciativa e assim, surgiu a Festa do Milho, tendo como data principal o dia 24 de maio (aniversário da cidade).

Informações extraídas do Livro A Festa do Milho, através dos tempos, de autoria de Marialda Coury - Editado em 2008 

Um comentário: